Livraria Ateneo

Uma livraria e sua história 

Se quiser criar uma polêmica em Buenos Aires inicie perguntando “ qual a livraria mais bonita?” … kkkk mas na minha opnião não tem o que discutir…

A Livraria Ateneo é um dos lugares mais bonitos da cidade. Um passeio altamente recomendado para amantes de livros, de arquitetura, amantes de arte e é claro quem não dispensa conhecer um lindo teatro,  esta livraria está situada no prédio onde um dia funcionou o Teatro Grand Splendid, e por seu palco grandes nomes da cultura argentina mostraram seu talento, como Carlos Gardel e Roberto Firpo.

Em 1919 Max construiu a Grand Splendid. O prédio grandioso conta com uma pintura de Nazareno Orandi na cúpula, e cariátides de Troiano Troiani. O final da Primeira Guerra foi a inspiração para a pintura com temas pacifistas.

El Ateneo  foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo.

Quando o grupo Yenny, proprietário da El Ateneo, ficou responsável pelo prédio, uma certa polêmica surgiu pois um grande número de pessoas acreditava que o prédio deveria ser restaurado para sua função original, ser um teatro. Eu acredito que esta livraria democratizou o acesso a esta história, pois agora você pode tomar um café no palco onde Gardel cantou e ter uma idéia do ponto de vista do artista, coisa que no teatro ( sem complicações com a lei) você não poderia fazer. Você pode passar horas caminhando pelo prédio, observando os detalhes, lendo os livros, se emocionando com a pintura da cúpula, tudo isso por alguns pesos ( se quiser tomar o café no palco) ou de graça. O teatro com certeza faz falta, teatros nunca são demais, mas milhares de pessoas visitam o prédio e talvez nunca o visitariam fosse ele um teatro.

A ideia foi mesmo incrível  e estamos maravilhados em poder estar aqui apreciando os títulos e o delicioso submarino ( leite quente em que se coloca uma barra de chocolate e deixa com que ela derreta no leite) 

À cada detalhe um encanto, não tem como sair daqui e pensar “ Como vou viver sem?” A Livraria El Ateneo é um daqueles lugares em que eu poderia me perder todas as tardes…  Se vale a pena a visita? Ah imagina…. Vale muuuito!