Visitando uma Vinícola, Bodega ou Chateau?

Eu sei mesmo é que, vinho é maravilhoso e conhecer a arte da vinicultura só engrandece o sabor do vinho.

Em todos esses anos já vistamos muitas vinícolas, e em alguns momentos fiquei na dúvida de como deveria chamar o lugar.

Então curiosa que sou, aqui vai a resposta!

Todas as denominações tem o mesmo significado, o que difere é a região ! O que pode ser diferente também, é se o vinho é engarrafado, produzido ou se o vinhedo tb é no mesmo local de toda produção, mas isso cada região estabelece a sua forma.

CHATEAU: significa castelo em francês. Na região francesa de Boudeaux, esse termo indica uma propriedade que cultiva uvas para a produção de vinhos. Quando vemos no rótulo” Mis en Bouteille au Château” significa que a uva foi produzida, vinificada e engarrafada numa só propriedade.

DOMAINE: Propriedades localizadas na região francesa da Borgonha. Como em Bourdeaux, há o cultivo de uvas e produção de vinhos.

VINÍCOLA, AZIENDA, TENUTA E PODERE: São os nomes dados pelos italianos as propriedades em que há plantação de uvas.

QUINTA: são as vínicolas portuguesas!

FINCA ou BODEGA: Nome dado pelos países de língua espanhola ao lugar onde se plantam os vinhedos .

As fotos do post de hoje são da Bodega Bouza, bodega que conhecemos na nossa última viagem a Montevideo. A bodega é bem familiar, produz poucos vinhos por safra ( poucos com relação à vinícolas maiores), porém da um valor enorme a qualidade desses vinhos. Fomos muito bem recebidos, vimos muito profissionalismo e preocupação com o meio ambiente. Aqui os veganos também podem encontrar seu vinho é isso é um grande sinal de respeito e preocupação em atender a todos. A harmonização foi perfeita e o vinho que tomamos em seus jardins também . Fica a saudade de mais um dia de muito aprendizado e de muito prazer, porque o melhor vinho é sempre aquele que te traz felicidade.

Advertisements